A primeira respiração que realizamos a partir do nosso nascimento é a ʀᴇsᴘɪʀᴀçãᴏ ᴅɪᴀғʀᴀɢᴍáᴛɪᴄᴀ. Quem convive com um bebê tem a oportunidade de perceber a clara movimentação da barriga quando a criança respira. Sendo assim, respirar pelo diafragma nada mais é do que voltar a realizar uma função natural do corpo, mas que desaprendemos ao longo da vida.
.
👉 Mas, porque é tão importante reeducar o meu corpo para respirar corretamente?
.
De forma resumida, existem dois grandes motivos, principalmente para as pessoas que vivem em constante estresse e ansiedade, para realizarem esta respiração:
.
1️⃣ A primeira é fisiológica. A ansiedade faz com que respiremos pelo tórax, uma respiração rasa que pode causar a hiperventilação. Como consequência, o indivíduo começa a ter sintomas como tontura e formigamento, que pode agravar ainda mais o nervosismo.
.
2️⃣ A segunda é atencional. Durante o exercício é necessário que o individuo volte a sua atenção para a respiração, com isso, ele direciona o seu foco para a atividade e não para os sintomas da Ansiedade.
.
🌬️ Então vamos aprendê-la?
.
Durante este processo, é importante ficar atento ao peito e aos ombros. Se o tórax se elevar ou os ombros forem em direção à cabeça, mesmo que haja movimentação da barriga, o exercício não está sendo executado da forma correta. Corrija as falhas, pois é importante que a respiração seja feita unicamente a partir dos movimentos do diafragma (barriga).
.
💆🏻‍♀️Além de ser incluída nas situações de crise, o ideal é que ela seja feita diariamente, de forma preventiva, de 2 a 3 minutos.
.
1️⃣ Escolha uma posição que seja confortável para você: sentado com a coluna ereta ou deitado;
.
2️⃣ Coloque a mão sobre o abdômen, acima do umbigo, para sentir a movimentação abdominal durante a respiração;
.
3️⃣ Inspire pelo nariz contando até três. Sinta o ar encher os pulmões e o abdômen subir;
.
4️⃣ Segure o ar dentro dos pulmões contando até três;
.
5️⃣ Expire pela boca, esvaziando os pulmões e a barriga, contando até três novamente.
.
Gostou do Post? Comente aqui! Compartilhe! 💙
.
#psicologia #psicoterapia #psicoterapia #tccpsicologia
#terapiacognitivocomportamental #respiração #ansiedade