Serviços

Psicoterapia

Orientação Vocacional e Profissional

Psicoterapia

Psicoterapia – também chamada terapia de conversa ou simplesmente terapia – é um processo focado em ajudar um indivíduo, casais ou grupo de pessoas a resolver questões emocionais. Em alguns países também é conhecida como aconselhamento. Através da psicoterapia é possível aprender maneiras mais construtivas de lidar com o estresse a que estamos submetidos diariamente e com as particularidades da vida pessoal, profissional ou familiar. Também pode ser um processo de apoio ao passar por um período difícil como o luto, transições de carreira ou um divórcio.

Você já se sentiu muito sobrecarregado para lidar com seus problemas diários? Se a resposta for sim, você não está sozinho.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada três brasileiros experimentam sinais de depressão, ansiedade ou outro transtorno mental em qualquer ano. Outros precisam de ajuda para lidar com uma doença grave, perder peso ou parar de fumar. Alguns lutam para lidar com problemas de relacionamento, perda de emprego, morte de um ente querido, estresse, abuso de substâncias ou outras questões. E estes problemas podem tornar-se debilitantes.

Na psicoterapia, os psicólogos aplicam procedimentos cientificamente validados para ajudar as pessoas a desenvolver hábitos mais saudáveis ​​e efetivos.

A psicoterapia é um tratamento colaborativo baseado na relação entre um indivíduo e um psicólogo. Baseado em diálogo, ele fornece um ambiente de apoio que permite falar abertamente com alguém que é objetivo, neutro e sem julgamento. Você e seu psicólogo trabalharão juntos para identificar e mudar os padrões de pensamento e comportamento.

No momento em que você terminar seu processo, você não só terá resolvido o problema que o levou ao consultório. Com certeza terá aprendido novas habilidades para que você possa lidar melhor com os desafios que surgirem no futuro.

Quando você deve considerar a psicoterapia?

 

Por causa de muitos equívocos sobre psicoterapia, muitas pessoas sentem-se relutantes em experimentar o processo. Mesmo conhecendo os benefícios e sabendo diferenciar a realidade dos mitos, algumas pessoas sentem-se desconfortáveis com o processo de autoconhecimento. Descobrir particularidades que estão guardadas dentro de si nem sempre é algo prazeroso e exige determinação e vontade do paciente.

No entanto, superar o nervosismo vale a pena. A vida está em constante movimento, e em determinados momentos algo pode estar desalinhado com suas expectativas, e é nesse momento que a psicoterapia pode ajudar. 

Psicoterapia

Como funciona?

A Psicoterapia, dentro da TCC, é um diálogo estruturado, que tem como objetivo ajudar o indivíduo, casal ou grupo a resolver questões emocionais por meio do diálogo e escuta clínica.

 

O que esperar da Psicoterapia:

N

Avaliação diagnóstica de transtornos mentais e capacitação do paciente para o enfrentamento dos sintomas provenientes do seu quadro;

N

Intervenções baseadas em estudos científicos;

N

Reflexão sobre as melhores formas de expressar uma emoção ou comportamento;

N

Construção de hábitos que sejam mentalmente saudáveis;

N

Identificação e fortalecimento de comportamentos positivos do paciente;

N

Identificação e minimização de comportamentos prejudiciais do paciente;

N

Encaminhamento e parceria com profissionais especializados, quando necessário.

O Que NÃO Esperar Da Psicoterapia:

N

Ser julgado(a);

N

Intervenções baseadas nas experiências de vida do psicólogo(a);

N

Um processo individual onde o psicólogo(a) é o único responsável pelos resultados do processo;

N

Prescrição de medicamentos.

Orientação Vocacional e Profissional

A Orientação Vocacional e Profissional auxilia as pessoas no momento da escolha ou redefinição da profissão.
Voltada também para adultos que não estão satisfeitos com a profissão e pretendem investir numa nova carreira ou, mesmo satisfeitos, querem progredir na carreira

Objetivos

objetivo da orientação vocacional e profissional não é apontar qual a profissão certa a escolher, mas sim orientar, de acordo com as características e personalidades de cada indivíduo, profissões e áreas de possível interesse.

Interesses

A análise de interesse é feita através de questionários de interesses, testes projetivos, testes de personalidade e testes intelectuais.

Mercado de Trabalho

Aqui é feito uma análise do mercado de trabalho optante ou já atuante e se este está de acordo com os objetivos e interesses da pessoa.

Habilidades

Através de diálogos e testes é possível definir quais as habilidades do profissional.

Conhecer a si próprio

Orientação Vocacional pode proporcionar ao examinando uma forma de resolver o “dilema” diante desse momento de decisão. E nada melhor do que conhecer bem a sim mesmo para facilitar a tomada de decisões.

Envie sua mensagem

10 + 7 =

Atendimento presencial

Vallis Centro Integrado

Avenida Andrômeda, 1162 – Sala 6 – Jardim Satélite, São José dos Campos – SP Cep: 12230-001

Telefone

+55 12 98233-1738

Opção também via WhatsApp

Segunda a Sexta : 9:00 às 17:00