Terapia cognitivo comportamental

O modelo cognitivo da TCC propõe que pensamento, sentimento e comportamento estão inteiramente conectados!

Definição

A Terapia cognitivo Comportamental é uma abordagem de senso comum que se baseia em dois princípios centrais:

N

Nossas cognições têm influência controladora sobre nossas emoções e comportamentos;

N

O modo como agimos ou nos comportamos pode afetar profundamente nossos padrões de pensamentos e e de emoções.

A Terapia Cognitivo Comportamental ou TCC foi criada por Aaron Beck na década de 1960, neurologista e psiquiatra norte-americano. Num primeiro momento, Beck estruturou um método para contribuir diretamente no tratamento da depressão, mas  posteriormente com suas pesquisas e prática da metodologia foi sendo levada para entendimento e tratamento de outros transtornos psicoemocionais.

 Para a TCC, a forma como o ser humano pensa e interpreta os acontecimentos à sua volta, como ele percebe o que acontece com ele, como aquilo o afeta, interfere na compreensão dele sobre os fatos. Ou seja: é a forma como cada pessoa vê, sente e pensa com relação à uma situação que causa desconforto, dor, incômodo, sofrimento, tristeza ou qualquer outra sensação desagradável, negativa.

Como funciona?

O modelo cognitivo da TCC propõe que pensamento, sentimento e comportamento estão inteiramente conectados!

Sendo assim, quando o indivíduo aprende a identificar os seus pensamentos e, em seguida adequá-los de forma mais realista e adaptativa, ele obtém uma melhora significativa no seu estado emocional e comportamental.

Vamos a um breve exemplo de como isto funciona na prática:

 

N

Situação: Eu estou em uma festa conversando com uma pessoa que fui recentemente apresentada, porém, eu percebo que esta pessoa está dispersa, com traços de preocupação no seu rosto.

N

Meu pensamento pode ser: ele não está gostando da conversa, ele está pensando em uma forma de sair daqui!

N

A partir deste pensamento, como é provável que eu vá me sentir? Angustiada, triste...

N

Como consequência, que tipo de comportamento é possível que eu venha a ter? Possivelmente eu queira sair de perto desta pessoa ou até mesmo ir embora, dependendo do quanto acreditei que sou uma pessoa que incomoda as outras!

A partir da situação apresentada, você consegue pensar em uma forma alternativa de avaliar esta situação?

E aí que entra um dos papeis de um Terapeuta na TCC: ensinar o paciente a avaliar os seus pensamentos! Além disso, trabalhamos na identificação de um nível mais profundo da cognição do paciente, na qual chamamos de crenças centrais, que é de onde os pensamentos se originam!

Como saber se a Terapia Cognitivo Comportamental pode te ajudar?

Em uma breve pesquisa pelo Google, você perceberá que a maioria dos Transtornos Mentais possui uma linha de tratamento que pode incluir Medicação e Psicoterapia!

 Mas como saber se a TCC pode me ajudar no que preciso? Pois, bem! A Terapia Cognitivo Comportamental é uma das poucas linhas que possui evidências científicas fortes sobre os seus resultados!

De forma resumida, o que isso quer dizer? Que a TCC vem testando os seus métodos desde a sua criação e apresentando resultados significativos, quando comparado com outras abordagens! Por isso, é considerada padrão ouro em muitos tratamentos!

Para simplificar, trago uma analogia:

É aniversário do seu filho e você quer que tudo dê certo! Para isso, sai de casa e vai ao supermercado comprar os ingredientes para o bolo! Quando você chega em frente à prateleira, como você decide quais ingredientes levar? Sabemos que é uma data especial e você não quer ter surpresas, então, você opta por comprar os ingredientes que são conhecidos por sua boa qualidade! Mas como você soube que eles são bons? Porque que esses ingredientes possuem um selo de qualidade dado somente a algumas marcas, além de terem sido testados em receitas conhecidas e apresentado ótimos resultados!

Pois, bem! A sua saúde mental é o bolo e os ingredientes de boa qualidade são a Terapia Cognitivo Comportamental!

 

O que esperar deste processo?

Embora a terapia na TCC se adeque a cada indivíduo, existem determinados princípios que estão presentes na Terapia Cognitivo Comportamental para todos os pacientes. Então avalie se eles estão alinhados com as suas expectativas:

N

É um processo colaborativo!

Terapeuta e paciente trabalham juntos para decidir as metas a serem alcançadas e como as sessões serão estruturadas! Cada integrante precisa estar ativo com a sua responsabilidade!

N

É orientada por objetivos!

É necessário construir um objetivo para este processo! Pois, sem ele não é possível medir o progresso do tratamento!

N

Tem como objetivo ensinar o paciente a ser seu próprio terapeuta!

O trabalho é conduzido para que o paciente tenha conhecimento de como é seu funcionamento e crie uma independência de como agir nas situações

N

É limitada em tempo!

Como mencionado acima, um dos objetivos da TCC é tornar o paciente independente, sendo assim, o acompanhamento é limitado em tempo! Apesar disso, não é possível ter uma previsibilidade de quanto tempo durará.

Envie sua mensagem

15 + 10 =

Atendimento presencial

Vallis Centro Integrado

Avenida Andrômeda, 1162 – Sala 6 – Jardim Satélite, São José dos Campos – SP Cep: 12230-001

Telefone

+55 12 98233-1738

Opção também via WhatsApp

Segunda a Sexta : 9:00 às 17:00